MAIO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOENÇA CELÍACA

Cardápio do Dia
28 de April de 2017
Cardápio do Dia
2 de May de 2017
Mostrar todos

Maio é mês de conscientização sobre a Doença Celíaca em vários países, incluindo o Brasil.

  • A Doença Celíaca (DC) é um processo inflamatório crônico que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos e afeta o sistema imunológico. É causada por uma reação do corpo à gliadina (proteína do glúten presente no trigo) e proteínas semelhantes presentes na cevada, centeio e malte. Na aveia pode estar presente por contaminação do trigo. Quando o celíaco ingere o glúten seu sistema imunológico reage contra a proteína levando a uma reação inflamatória que causa uma atrofia das microvilosidades do intestino. Consequentemente, desenvolve-se um quadro de má-absorção e deficiências nutricionais.
  • A manifestação pode acontecer em qualquer fase da vida, com ou sem apresentação de sintomas, característica que dificulta a descoberta. Os sintomas incluem distensão e dor abdominal, constipação, diarreias, dermatite, osteoporose, atraso do desenvolvimento fisiológico (em crianças) e anemia. Desse modo, o indivíduo com doença celíaca, apresenta uma intolerância permanente ao glúten, o qual deve retirar de sua alimentação.
  • O tratamento deve ser uma alimentação balanceada, excluindo totalmente o glúten. Retirando todos os alimentos que contém glúten, o prognóstico da doença celíaca é excelente.
  • No Brasil, há uma tendência de crescimento no mercado de produtos sem glúten, com centenas de novos produtos, serviços e negócios voltados para este setor. Além disso, o aumento na taxa de diagnóstico da doença celíaca e de outras condições nas quais a exclusão do glúten é praticada (como o autismo) deverão também contribuir para aumentar ainda mais a demanda no setor.

No Armazém Grindélia há várias opções sem glúten para pacientes celíacos e os que necessitam da retirada do glúten.

Acompanhe nossas redes sociais e saiba as nossa novidades em alimentos sem glúten:
Facebook: Grindelia
Instagram: Grindeliafarmaciaearmazem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *