Privação de sono: sintomas e consequências

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Privação de sono: sintomas e consequências

Sabia que dormir pouco e mal, pode ter complicações para o seu organismo? A privação do sono e a consequente falta de descanso está relacionada com várias doenças. O sono é fundamental para a vida, e é a sustentação de muitas funções do nosso organismo.

As horas de sono ideais para um indivíduo adulto, depende desse mesmo indivíduo. Porém, os especialistas apontam que dormir menos de 7 horas de sono, poderá causar problemas no organismo.

Não só a quantidade de sono, mas também a qualidade, afeta o nosso organismo. Por mais horas que durma, se a qualidade do seu sono não for suficientemente boa, irá ter um impacto negativo no organismo.

Doenças associadas à falta de sono:

  • Obesidade: Durante o sono, o organismo diminui o hormônio responsável pela diminuição do apetite (grelina) e aumenta a hormônio responsável pela saciedade (leptina). Quando uma pessoa não dorme adequadamente, a produção destas substâncias fica desregulada, levando ao aumento de peso.
  • Estresse e Ansiedade: o hormônio do estresse (cortisol), é responsável por manter o nosso corpo em alerta e essencial em níveis normais para o funcionamento adequado do corpo. Quando se tem problemas relacionados com o sono, a produção de cortisol e outros hormônios associados ao estresse (adrenalina e noradrenalina), aumentam e mantêm o corpo em estado constante de alerta, não permitindo o relaxamento dos músculos e o descanso adequado, levando a um estado de estresse constante.
  • Resistência à insulina: sem repouso noturno, a produção de hormônios associados ao estresse são produzidos com maior intensidade, fazendo com que as células aumentem a resistência à insulina. Se as células são resistentes à insulina, não vão consumir esse açúcar para baixar os níveis no sangue, aumentando o risco de desenvolvimento de diabetes tipo II.
  • Hipertensão: hormônios associados ao estresse que são produzidos com maior intensidade quando as horas de sono são inadequadas, também são vasoconstritores. Quando os vasos contraem, a pressão sanguínea aumenta, aumentando assim a tensão arterial. Estudos revelam que dormir 4 horas ao longo de cinco noites, os vasos sanguíneos reduzem até 50% da sua capacidade em dilatar, o que pode levar à hipertensão.
  • Outras doenças do coração: os batimentos do coração são regulados por impulsos elétricos. Noites mal dormidas podem desregular esses impulsos elétricos e aumentar os riscos de ocorrência de arritmias.
  • Imunidade baixa: dormir pouco reduz os níveis de células de defesa, aumentando assim a predisposição a doenças infecciosas.

 

O que fazer para evitar as doenças desencadeadas pela privação do sono?

Devemos estabelecer regras na rotina de sono e procurar dormir de forma tranquila para restabelecimento fisiológico do corpo e mente. Algumas dicas:

  • ter horários regulares para dormir e despertar.
  • ir para a cama somente na hora dormir.
  • ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável.
  • não fazer uso de álcool ou café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir.
  • não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
  • se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia.
  • jantar moderadamente em horário regular e adequado.
  • não levar problemas para a cama.
  • realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono.
  • ser ativo física e mentalmente.

Procure orientação médica, caso tenha dificuldades para dormir.

*Fonte: www.insonias.com

Veja também: Relação entre comida e ansiedade.

1 Comment

  1. Adorei Sua postagem, tu acabou de conseguir mais um
    seguidor para esse site. Parabéns pelo website, vejo que Você domina o tema complemente. https://www.acabarcomainsonia.club/politica-de-privacidade/

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