Probióticos: o que são e quais são os principais benefícios para a saúde

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probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como facilitar a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecer o sistema imunológico. Quando a flora intestinal está em desequilíbrio, o que acontece após o uso de antibióticos ou quando não se tem uma alimentação saudável e equilibrada, o intestino acaba sendo povoado por bactérias ruins, que não ajudam o sistema imunológico e deixam o organismo susceptível a doenças.

Os principais benefícios dos probióticos incluem:

  • Combater e prevenir doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Chron e inflamação intestinal;
  • Combater doenças como câncer, candidíase, hemorroidas e infecção urinária.
  • Melhorar a digestão e combater a azia;
  • Combater a prisão de ventre e a diarreia, regulando o trânsito intestinal;
  • Aumentar a absorção de nutrientes, como vitamina B, cálcio e ferro;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por aumentar a produção de células de defesa chamadas macrófagos;
  • Impedir a proliferação de bactérias ruins no intestino;
  • Ajudar a digerir a lactose, especialmente em pessoas com intolerância à lactose;
  • Prevenir problemas como obesidade, colesterol alto e hipertensão;
  • Prevenir alergias e intolerâncias alimentares.

Os alimentos ricos em probióticos são:

Iogurte natural: são a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado, mas também existem versões de iogurtes com sabor que mantém as bactérias benéficas vivas;
Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas possui um teor mais elevado de probióticos. Veja mais sobre o kefir;
Leite fermentado: são produtos especiais que geralmente contêm Lactobacillus adicionados pela indústria, sendo o Yakult o mais famoso;
    Kombucha: uma bebida fermentada feita principalmente a partir do chá preto;
​Produtos orientais à base de soja, legumes e verduras, como Miso, Natto, Kimchi, que podem ser comprados em lojas especializadas.

Para manter a flora saudável, aconselha-se o consumo de pelo menos 1 alimento fonte de probióticos por dia, especialmente após o uso de antibióticos, que acabam destruindo a flora intestinal saudável também.

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