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Psyllium: fibra para intestino preguiçoso

Psyllium é originário do arbusto Plantago ovata. Possui alto teor de fibra solúvel e mucilagem. Essa fibra aumenta muito de volume quando em contato com líquidos, se expande e forma massa gelatinosa no intestino. Por isso, esse gel volumoso ajuda a limpar a parede intestinal, transporta toxinas e resíduos através do cólon e tem um excelente efeito laxante. Não causa diarreia ou dor abdominal. A fibra também reduz o apetite, melhora a digestão e desintoxica o corpo. Tem poucos nutrientes, contendo pequena quantidade de cálcio e ferro. Não possui gordura e proteína.

COMO CONSUMIR PSYLLIUM?

É um alimento que pode ser consumido a qualquer hora do dia, com ou sem uma refeição. Consuma sempre o psyllium puro, sem adoçante e outros aditivos químicos. Uma boa opção é comprá-lo a granel. A recomendação geral é ingerir 1 colher de chá (cerca de 5 gramas) 2 vezes ao dia, com um copo de água. Se ingerido 30 minutos antes das refeições ajuda a controlar a saciedade.

Não se esqueça de tomar bastante água quando consumir psyllium, pois ele necessita de água para fazer o seu efeito. Crianças, gestantes e pessoas debilitadas só devem usar o psyllium com orientação médica ou de nutricionista.

BENEFÍCIOS DO PSYLLIUM

  • auxilia no controle da glicemia: diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, controlando o nível de açúcar no sangue.
  • auxilia no emagrecimento: o psyllium absorve muito líquido, torna-se um gel volumoso, dando sensação de saciedade, o que é muito útil na perda de peso. Deve ser tomado cerca de 30 minutos antes das refeições com um copo de água, desta forma o psyllium terá tempo de se expandir no estômago.
  • melhora o trânsito intestinal: mantém os movimentos intestinais regulares e ajuda a prevenir a prisão de ventre, hemorroidas e fissuras anais. O psyllium é usado no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável, na colite ulcerativa e doença de Crohn Por sua capacidade de absorver água, o psyllium também ajuda nos quadros de diarreia.
  • controla o colesterol: o consumo de fibra solúvel pode ajudar a gerenciar os níveis de colesterol e reduzir do risco de doença cardíaca, pois melhora níveis lipídicos, reduzindo o LDL (colesterol ruim).

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Atenção: não consuma em excesso, pois o psyllium contém grande quantidade de fibras e pode causar constipação intestinal, dor abdominal e gases. Procure orientação médica ou de um nutricionista.

 

 

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