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Sorgo é uma planta da família Poacea, a mesma do milho, e originária da África. Seu nome científico é Sorghum bicolor.

O sorgo é um cereal, sendo o quinto mais importante mundo, atrás do trigo, arroz, milho e cevada. Possui altas propriedades antioxidantes, com presença de grande concentração de antocianina em sua composição. Esta substância antioxidante é encontrada em poucos vegetais e demais alimentos, como frutas e verduras. Combate o envelhecimento à medida que a substância é conhecida por sua atuação no combate aos radicais livres que provocam o desgaste celular.

Contém, ainda, diversos outros elementos fitoquímicos com grande capacidade de eliminar os efeitos da oxidação, como flavonoides e ácidos fenólicos, e proteína de boa qualidade. O sorgo fornece vitaminas como a niacina, riboflavina e tiamina, bem como altos níveis de magnésio, ferro, cobre, cálcio, fósforo e potássio e uma quantidade muito significativa de fibra dietética (48% da dose recomendada por dia).

A versatilidade do sorgo, combinado com o fato de que é aceitável para consumo por pessoas com alergias de trigo, faz com que seja extremamente importante como um alimento básico no mundo.

BENEFÍCIOS

Prevenção Doença Celíaca: a doença é caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com consequente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. O glúten é uma proteína que está presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte. O sorgo pode ser consumido com segurança por aqueles que sofrem desta condição cada vez mais comum.

Aumenta os Níveis de Energia: A niacina é uma componente chave na transformação de alimentos em energia utilizável e combustível para o corpo. Quebrar e metabolizar nutrientes irá manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia. O sorgo contém 28% de sua ingestão de niacina recomendado por dia.

Melhora a saúde óssea: o magnésio, encontrado em quantidades elevadas no sorgo, auxilia na manutenção dos níveis de cálcio, auxiliando sua absorção no organismo.

Auxiliar no controle de diabetes: o farelo de sorgo é rico em taninos e tem enzimas que inibem a absorção do amido pelo corpo, o que pode ajudar a regular os níveis de insulina e de glicose no corpo, evitando os picos de glicose comuns em pacientes diabéticos.

Melhora a saúde digestiva: o sorgo é um dos melhores alimentos com conteúdo de fibra dietética. Uma única porção de sorgo contém 48% de sua ingestão diária recomendada de fibra dietética. Isso significa que o aparelho digestivo irá manter a comida se movendo mais rapidamente, evitando cólicas, inchaço abdominal e constipação, excesso de gases e diarreia. Além disso, as fibras ajudam a diminuir o colesterol LDL, melhorando a saúde cardíaca e protegendo o corpo de doenças como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

Não há contra indicações para a adição de sorgo na dieta. É um alimento rico em nutrientes que pode ser consumido diariamente.

1 Comment

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