Dicas simples para ter uma vida saudável

vida-com-saúde-grindelia-1200x675.png

Para vivermos plenamente bem, é preciso repensarmos sobre nossas rotinas e decisões. Nossa expectativa de vida aumenta se tivermos alguns cuidados para garantir nosso bem estar físico, mental e espiritual. Lembre-se: mente sã, corpo são e vice-versa.

Veja abaixo algumas dicas simples que farão você manter a sua saúde em dia, para aproveitar os melhores momentos ao lado de si mesmo e da sua família.

Beba água
Pode parecer um aviso simples, mas beber água é fundamental para a manutenção das funções vitais do organismo e para evitar a desidratação. Então, nada de passar horas sem beber água. O ideal é beber de 35 a 40ml por kg de peso ao dia de água.Carregue sempre a sua garrafinha, principalmente se você morar em regiões mais quentes.

Movimente-se
Expulse o sedentarismo. Se puder, usa as escadas ao invés do elevador e não fique muito tempo sentado. Se o seu trabalho exige que você fique sentado por muitas horas, programe horários para levantar e dar uma volta no ambiente em volta. Além disso, também é importante adotar o hábito de praticar atividades físicas, de acordo com suas necessidades e recomendações médicas. Alguns exemplos de atividades possíveis de serem feitas são: natação, caminhada, dança, corrida, artes marciais, etc.

Alimente-se adequadamente
O debate sobre alimentação saudável não acontece por acaso, pois é primordial para evitar complicações cardiovasculares e combater o aumento desequilibrado do peso, por exemplo. O seu prato deve ter alimentos coloridos e diversificados.

Durma bem
A qualidade do sono tem influência direta nos resultados das funções desempenhadas ao longo do dia. Uma noite incompleta de sono pode desencadear irritação, atraso de tarefas, sonolência durante o dia, além de ser o gatilho para causar obesidade, depressão, doenças cardiovasculares, diabetes e problemas de memórias.

Mantenha o bom humor e sorria
Mesmo diante de obstáculos, por mais complicados que pareçam, é importante levar a vida com leveza e ter tranquilidade para encontrarmos as soluções. Sorrir traz mais benefícios do que imaginamos. Quando você solta aquela gargalhada, os níveis de cortisol e adrenalina (hormônios do estresse) diminuem e o nosso cérebro passa a produzir endorfina, uma substância que nos deixa relaxados. Com isso, o corpo produz mais células de defesa, fortalecendo assim o sistema imunológico. Portanto, “rir pode ser o melhor remédio”, sempre. Bom humor faz bem para a saúde! 

Dialogue e estabeleça bons vínculos sociais
Uma conversa amigável e compreensiva conserva relações. Ouça, fale, entenda. Ter bons vínculos sociais é outra coisa importante para alcançarmos uma boa qualidade mental. E o primeiro passo para construir essas relações é ter um bom convívio com seus pais, irmãos e outros familiares. E é também importante contar com a ajuda dos amigos. A amizade fortalece nossas vidas.

Faça exames periódicos
É fundamental cuidar da alimentação, praticar alguma atividade física e manter o cérebro ativo, mas isso deve contar sempre com o auxílio de especialistas. Seguir todos os cuidados desta lista não elimina a importância de visitar regularmente o médico. Durante os exames, o especialista avalia fatores de risco para doenças, histórico familiar, condição física e doenças prévias. Previna-se e faça seus exames de rotina.

Reserve um tempo para você
Em meio à correria diária, os cuidados consigo mesmo também devem ser priorizados, seja para a realização de uma leitura, um passeio, cuidados com a beleza ou momentos de descanso. Ter tempo para si mesmo garante mais vigor e felicidade.

Elimine os hábitos prejudiciais
Repense os seus hábitos e analise o que precisa ser eliminado e modificado. Você está utilizando excessivamente as redes sociais? Está utilizando celular no trânsito? Deixou de visitar seus familiares? Tornou-se sedentário? É possível transformar-se positivamente a qualquer momento. Avalie em quais aspectos a sua vida precisa de mudanças e tenha mais disposição física e mental.

Viu como é simples manter uma vida mais equilibrada, saudável e feliz?

Você sabe o que é Aromaterapia? 


Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado Campos com * são obrigatórios


Open chat
1
Olá, como podemos ajudar?
Powered by